Outras opções de tratamento

Para algumas pessoas, um transplante renal pode ser uma opção de tratamento. Para outras, o tratamento conservador sem diálise também pode ser uma opção adequada.

O que é um transplante renal?

Um transplante renal é uma cirurgia onde um rim saudável de um dador é colocado no seu corpo. Este novo rim irá filtrar o sangue e remover líquidos em excesso da mesma forma que os seus rins fariam se fossem saudáveis.

Kindey_HD_largeTile_2

O que é necessário para um transplante renal?

O sucesso de um transplante renal depende de uma variedade de fatores. Se a sua saúde geral for boa, o seu médico poderá decidir que é um candidato(a) ideal para um transplante renal e irá recomendar que seja colocado(a) na lista de espera para transplante renal ou avaliar a possibilidade de dadores vivos, tais como, familiares.

Placeholder Large Tile Image

Qual a probabilidade de um transplante renal ser bem-sucedido?

A taxa de sucesso após um transplante renal com um rim de dador vivo comunicada pela Organ Procurement and Transplantation Network (Rede colheita e transplante de órgãos) como sendo de 97% um ano após a cirurgia e 86% cinco anos após a cirurgia. Da mesma forma, a taxa de sucesso dos transplantes renais com um rim de cadáver é registada como 96% um ano após a cirurgia e 79% após cinco anos.3

Kindey_HD_largeTile_3

Vantagens de um transplante renal

Um transplante renal bem-sucedido pode permitir-lhe viver mais tempo e ter uma maior qualidade de vida do que quando fazia diálise.  Já não será necessário receber tratamentos de diálise ou restringir a sua dieta como em diálise. No entanto, a vida após um transplante renal pode ser difícil. A recuperação de um transplante renal pode exigir terapêutica imunossupressora, à qual pode demorar algum tempo a habituar-se e que implica várias deslocações ao hospital.

Os transplantes renais não são isentos de riscos.

O que é o tratamento conservador renal?

O tratamento conservador renal envolve o tratamento ativo de sintomas físicos da insuficiência renal e de sintomas de doenças associadas, bem como apoio psicológico e social sem a utilização de diálise ou transplante, embora a diálise possa tecnicamente ser considerada conforme indicação.

Para onde ir a seguir?

Diálise Peritoneal (DP) em Casa

Se não pode ser submetido(a) a transplante, poderá considerar fazer diálise. Pode mesmo fazê-la em casa. Saiba mais acerca da diálise peritoneal (DP).

Hemodiálise em casa (HD em casa)

Existe mais de uma forma de fazer diálise em casa. Saiba mais sobre a hemodiálise em casa (HD em casa).

Hemodiálise na clínica (HD na clínica)

Também poderá ponderar fazer diálise num hospital ou centro de tratamento próximo de si. Saiba mais sobre a hemodiálise no centro (HD na clínica).