Cuidar de alguém que se encontra a fazer diálise

Todos as jornadas de diálise são únicas, determinantes e irão transformar a vida diária. Isto não acontece apenas a quem vive com a doença, mas também afeta quem presta cuidados e dá apoio durante o percurso, também conhecidos como prestadores de cuidados.

Cuidar de alguém com doença renal crónica (DRC) pode ser uma experiência desafiante e recompensadora. Pode sentir ansiedade pelo facto de o seu ente querido estar doente ou por não conseguir dar-lhe a ajuda e apoio de que necessita. Isto é normal. Lembre-se, cuidar de si é igualmente importante. Compreender o impacto deste percurso, os diferentes requisitos do tratamento e as novas rotinas que pode esperar irá prepará-lo(a) para lidar com os desafios e permitir que ambos vivam a vida ao máximo.

Lidar com as emoções e com alterações ao estilo de vida

Lidar com as emoções e com alterações ao estilo de vida

Cuidar de alguém que vai começar a fazer diálise também pode ser algo que muda a vida. No início pode sentir uma quantidade enorme de mudanças, mas à medida que entra na rotina a maior parte das tarefas irão tornar-se hábitos diários. Existem várias formas que podem ajudá-lo(a) a ajustar-se da melhor forma ao seu novo papel, aos seus sentimentos e ao impacto que a diálise pode ter no seu estilo de vida. 

Doente a receber diálise peritoneal automatizada (DPA) em casa

Compreender o seu papel no apoio durante a diálise peritoneal (DP)

Se a pessoa de quem cuida estiver a ponderar realizar diálise peritoneal, isso significa que ele ou ela irá fazer o tratamento em casa, muito possivelmente durante a noite. Existem muitas vantagens em começar com diálise peritoneal em casa e existem algumas maneiras que podem ajudar a aproveitar ao máximo estas vantagens.

Couple sitting and talking on a couch in their home, with a home HD machine in the room

Cuidar de alguém em hemodiálise em casa (HD em casa)

Se a pessoa de quem cuida vai começar a fazer tratamento de hemodiálise em casa, você irá desempenhar um papel ativo nos respetivos cuidados. Desde fazer alterações à canalização, ajudar a pessoa de quem cuida durante os tratamentos ou gerir o horário, descubra quais as escolhas impactantes em que pode ajudar.

Profissional de saúde a falar sobre diálise renal

Ajudar a cuidar de alguém que faz hemodiálise na clínica

A hemodiálise na clínica é uma opção de tratamento que muitas pessoas escolhem na sua jornada de diálise. Existem determinadas coisas que deve saber para ajudar a cuidar do doente e de si ao longo deste percurso. Primeiro, a diálise na clínica pode ser realizada várias vezes por semana e pode durar 3 a 5 horas a toda a noite, em cada sessão. Este é um compromisso para o qual ambos têm de estar preparados.