Lidar com as suas emoções

A forma como lida com as suas emoções ao longo do seu percurso de tratamento pode ter um grande impacto no seu bem-estar.

Dialysis patient walking with their caregiver with the help of a cane

É normal sentir uma variedade de emoções complicadas enquanto se adapta à vida com doença renal crónica (DRC). É importante ser franco(a) consigo próprio(a) sobre o que está a sentir e permitir-se sentir essas emoções sem qualquer juízo de valor. Aceitar os seus sentimentos e partilhar os seus receios sobre a sua doença é um grande passo para os canalizar para alterações positivas do seu estado de espírito.

Coping_largeTile_1

Emoções que poderá sentir

Qualquer grande alteração na vida traz consigo um tumulto de emoções. Um diagnóstico de doença renal crónica (DRC) não é diferente. A vida em diálise requer energia física e mental e, por vezes, poderá sentir-se sobrecarregado(a) pelos desafios emocionais que isso traz.

Leia mais sobre as emoções que poderá sentir 

Coping_largeTile_2

Conseguir o apoio de que necessita

Lembre-se, não está sozinho(a) com a sua doença. O seu médico e outros membros da sua equipa de cuidados de saúde podem pô-lo(a) em contacto com o apoio de que necessita para gerir as suas emoções. Para tirar o máximo partido desta rede de apoio, poderá ter de assumir o comando, fazendo perguntas, comunicando sintomas e aprendendo sobre a sua doença. Os prestadores de cuidados e os familiares também podem desempenhar um papel importante no apoio emocional.

É importante que seja sincero(a) com a sua equipa clínica sobre as suas emoções. Poderá ter acesso a um assistente social ou psicólogo na sua equipa clínica. Caso se sinta desanimado, fale com o seu médico. Se não conseguir falar com a equipa de cuidados de saúde sobre as suas emoções, pode utilizar recursos públicos locais.

Frontpage_mediaslider_02

É um prestador de cuidados ou o seu ente querido precisa de fazer diálise?

Ser um prestador de cuidados ou um ente querido de um doente em diálise significa que a sua vida irá mudar, de uma forma ou de outra. Saber o que esperar irá ajudá-lo(a) a preparar-se para o percurso. Leia mais sobre o que esperar, como pode apoiar o seu ente querido e por que é importante cuidar de si.

Saber mais

Para onde ir a seguir?

Intimidade

É possível manter relações íntimas enquanto se encontra em diálise. Saiba mais acerca da intimidade e da diálise.

Exercício e a diálise

Manter-se fisicamente saudável pode ajudá-lo(a) a tirar o máximo partido do tratamento. Saiba mais sobre as formas como pode manter-se ativo(a) enquanto se encontra a fazer diálise.

Viajar enquanto se encontra em diálise

Poderá ser possível continuar a viajar enquanto está a fazer tratamento para a doença renal crónica (DRC). Saiba mais acerca de viajar enquanto se encontra a fazer diálise.