Falar sobre a sua doença
Falar abertamente sobre a sua doença pode ser um desafio, mas pode ajudá-lo(a) a sentir-se confiante e a conseguir o apoio emocional e prático de que necessita para viver bem enquanto se encontra em diálise.
Falar sobre a sua condição pode aliviar a dificuldade de se ajustar à vida com doença renal crónica (DRC).
Iniciar conversas com os seus entes queridos sobre as novas realidades que enfrenta pode ser um desafio, mas pode valer a pena o esforço. A ajuda e apoio deles serão inestimáveis ao longo do percurso de tratamento e partilhar com eles desde o início e sempre que sentir necessidade irá garantir que terá todas as oportunidades para falar sobre o que pensa, as preocupações, necessidades e expectativas.
O seu cônjuge, parceiro(a) ou companheiro(a)
Se tiver um cônjuge, parceiro(a) ou companheiro(a), poderá preferir que essa pessoa seja o seu principal apoio emocional ao longo do percurso de tratamento. É este o caso se essa pessoa for o principal prestador de cuidados ou o seu apoio durante o tratamento de diálise. É importante que fale com ele ou com ela sobre como os tratamentos irão afetar a vida diária de ambos e que faça um plano sobre como lidar com alteração de papéis e expectativas em casa.
A sua família
Em algum momento da sua jornada de tratamento, poderá querer informar a sua família sobre a sua doença. Ser franco(a) sobre a sua doença com as pessoas que lhe são mais próximas poderá ajudá-las a compreender aquilo por que está a passar.
A sua família também pode ser uma forte rede de apoio. Por exemplo, pode levá-lo(a) e ir buscá-lo(a) aos tratamentos. Se estiver a realizar tratamento de DP ou HD em casa, poderá ajudá-lo(a) com o tratamento. Caso contrário, pode estar disposta a ajudá-lo(a) a cumprir obrigações pessoais ou familiares, como tarefas domésticas ou cuidar de crianças pequenas.
Os seus amigos
As suas atividades sociais podem ser afetadas dependendo da sua opção de tratamento. Mas isso não significa o fim da sua vida social como a conhece. Comunique aos seus amigos que pode continuar a participar nas atividades que adorava antes do diagnóstico, embora deva confirmar primeiro com o seu médico, e que é importante para si saber que continuam a incluí-lo(a), quando possível. Provavelmente estarão abertos a explorar novas atividades que possam fazer em conjunto. Se optar por explorar a hemodiálise na clínica (HD na clínica), pode mesmo fazer alguns amigos novos durante o tratamento.
O seu empregador e colegas de trabalho
Poderá ser possível continuar a trabalhar enquanto se encontra em diálise. E pode ser importante para si fazê-lo pela sua saúde física, mental e financeira. Se tiver de ajustar o seu horário de trabalho para conciliar os tratamentos, poderá ser benéfico ser franco(a) e sincero(a) com eles sobre a sua doença.
Tratar a doença renal crónica (DRC) sozinho(a)
Se embarcar num percurso de tratamento sozinho faz mais sentido para si, saiba que pode contar com a sua equipa de cuidados de saúde para conselhos e recursos que podem ajudar a facilitar a vida enquanto se encontrar em diálise. A equipa deverá poder aconselhá-lo(a) sobre como obter o máximo do tratamento e como equilibrar o tratamento com as suas responsabilidades profissionais e pessoais ou encaminhá-lo(a) para alguém que o possa fazer. Manter um diálogo aberto com a sua equipa de cuidados de saúde acerca da sua doença é uma excelente forma de aproveitar a rede de apoio útil que lhe podem proporcionar.
Para onde ir a seguir?
Intimidade
É possível manter relações íntimas enquanto se encontra a fazer diálise. Saiba mais acerca da intimidade e da diálise.
Exercício e a diálise
Fazer exercício regularmente enquanto se encontra a fazer diálise pode ajudá-lo(a) a sentir-se física e mentalmente forte. Saiba mais sobre as formas de se manter ativo(a) ao longo do seu percurso de tratamento.
Viajar enquanto se encontra em diálise
Poderá ser possível viajar enquanto se encontra em diálise. Saiba mais acerca da doença renal crónica (DRC).